O passo mais importante na hora de comprar um dermocosmético é conhecer muito bem seus ingredientes e princípios ativos.
Para te ajudar nessa missão, hoje vamos falar da Niacinamida.
Olha só quantos benefícios ela oferece: tem propriedades hidratantes, anti-idade, é um potente clareador, antioxidante, anti-inflamatório, ajuda a reduzir as manchas de melasma e muito mais.
Vem com a gente descobrir o que a Niacinamida pode fazer pela saúde da sua pele e do seu corpo.
O que é Niacinamida?
Niacinamida é uma vitamina solúvel em água, muito importante para a síntese de ceramidas naturais da pele. É essa característica que faz dela a queridinha no assunto hidratação e controle da oleosidade.
Também conhecida como Vitamina B3 e Nicotinamida, pode ser usada por todos os tipos de pele — até nas mais sensíveis. Possui pH neutro e os princípios ativos não se perdem em contato com a luz ou com o sol
O ingrediente é comum em cremes hidratantes, séruns faciais, sabonetes, tônicos e outros dermocosméticos com concentrações de até 5% (o ideal é que você comece aos poucos, até que a sua pele acostume).
Uma dica é potencializar os benefícios da Niacinamida com combinações com outros ingredientes:
- Retinol
- Ácido Hialurônico
- Peptídeos
- Ácido Mandélico
- Ácido Salicílico
- Antioxidantes em geral
Mas nada de sair comprando aleatoriamente. Primeiro, conheça as necessidades da sua pele e peça a indicação de um dermatologista.
O combo mais poderoso está na alimentação
Falando em combinações, não adianta aplicar dermocosméticos na pele e esquecer da alimentação. Busque manter uma dieta balanceada, com o consumo diário de 16 mg de Vitamina B3.
Para os vegetarianos e veganos, a dica é consumir fontes naturais como amendoim, gergelim, amêndoa, avelã, macadâmia, noz, lentilha, linhaça, fava e feijão. O extrato de tomate, a farinha de trigo e a farinha de milho também possuem a vitamina.
Outras fontes são os peixes, como o salmão e o atum, frango, carnes vermelhas e o fígado.
O segredo é se cuidar de dentro para fora ❤
Na sequência vamos falar dos benefícios de manter uma rotina skincare e uma dieta rica em vitamina B3.
Principais benefícios da Niacinamida
1 – Potencializa a hidratação da pele
Como falamos aqui nesse artigo, a hidratação é a retenção de água na pele (o que é bem diferente de oleosidade). Existem inúmeras substâncias que contribuem para este processo, incluindo a Niacinamida.
Por aumentar a síntese de ceramidas e ácidos graxos, fortalece a barreira cutânea e
promove a renovação celular, hidratando profundamente e melhorando a textura da pele.
2 – Controle da produção de sebo e da acne
Uma pele hidratada produz menos sebo, ou seja, fica menos oleosa. Dessa forma, a presença de acnes no rosto acaba sendo menor. Então, se você tem a pele acneica, pode investir sem medo na Niacinamida.
Sabe aquelas cicatrizes comuns de acne? Você também pode reduzi-las usando a substância. Por ter ação anti-inflamatória e antioxidante, melhora a textura da pele e a cicatrização de pequenas lesões.
3 – Trata as manchas causadas por hiperpigmentação
A Niacinamida também previne e trata manchas causadas pela hiperpigmentação da pele, como o melasma. Se combinada com outros ingredientes clareadores, os resultados são ainda melhores.
Dica de combinações: Ácido Tranexâmico, Ácido Kójico e Esfoliante Enzimático.
Como apontado neste estudo, o uso para o tratamento do melasma é seguro e sem contraindicações — mas sempre busque a orientação de um dermatologista antes de adquirir dermocosméticos do tipo.
4 – Retarda o envelhecimento da pele
Os radicais livres são substâncias que aceleram o surgimento das rugas, flacidez, linhas finas e outros sinais do envelhecimento. São gerados pela poluição, bebidas alcoólicas, radiação solar e consumo de cigarros.
A Niacinamida protege a pele contra esses agentes, reduzindo assim os efeitos do envelhecimento precoce. Além disso, aumenta a produção de colágeno e elastina, melhorando a firmeza e o brilho natural da pele.
5 – Atua em todo o organismo
De acordo com um estudo da American Society of Clinical Oncology, a Vitamina B3 reduz em até 23% as chances de desenvolver o câncer de pele tipo não-melanoma, se usada continuamente e associada com o protetor solar.
Mas é importante ter atenção, como a pesquisadora Diona Damian alerta:
“O tratamento não foi testado como um remédio ou uma estratégia de prevenção para o público em geral. O filtro solar continua sendo a principal arma contra o câncer de pele”
Conheça alguns outros benefícios que vão muito além da saúde da pele:
- Oferece a energia necessária para o funcionamento das células
- Protege o sistema nervoso e o DNA
- Mantêm os níveis adequados de colesterol
- Melhora o controle de diabetes e os sintomas da artrite
- Previne doenças como Alzheimer, catarata e aterosclerose.
Quando começar a usar a Niacinamida
Lembra que falamos sobre os radicais livres? Eles não são produzidos apenas pelos agentes externos: o metabolismo do nosso corpo libera a substância naturalmente e acaba danificando as células saudáveis.
Existem enzimas protetoras que agem e neutralizam esses efeitos negativos, mas a partir dos 18 anos elas vão diminuindo. É aí que os sinais do envelhecimento ficam mais evidentes.
A Niacinamida é um antioxidante e consegue se ligar aos radicais livres, ocupando o lugar das enzimas e neutralizando-os.
Ou seja, você pode começar a aplicar a substância a partir dos 18 anos, já que não possui efeitos colaterais ou contraindicações.
Você também pode usar outros antioxidantes, como a Vitamina C, o Resveratrol, a Cafeína e o Beta-Caroteno. Mas lembre-se do segredinho de iniciar com pequenas concentrações para evitar o efeito rebote.
Os antioxidantes também são ótimos para evitar os danos provocados pela radiação solar (UV) e controlar as olheiras. Porém, nunca deixe o protetor solar de lado, ele é seu companheiro diário.
Vale lembrar! Consultar um dermatologista é sempre a melhor forma de cuidar da sua pele.
Quer conhecer outros ativos antioxidantes? Separamos dois artigos sobre o poder da Vitamina C no rosto e na alimentação.
Vitamina C: os mitos e as verdades por trás do nutriente