Muita gente sofre com as temidas espinhas, provocadas pela inflamação da pele e comuns no rosto, peito, ombros e nas costas. Costumam surgir na adolescência, momento em que o os níveis hormonais estimulam as glândulas sebáceas.
Essas glândulas produzem óleo excessivamente, entupindo os poros da pele e estimulando a proliferação das bactérias Propionibacterium acnes. O organismo tenta barrá-las com as células de defesa, acarretando nos cravos e espinhas.
As lesões são divididas em 5 graus, sendo que o último é a acne fulminante — quadro raro, caracterizado pela formação de úlceras e grandes feridas avermelhadas.
É normal vermos pessoas que gastam muito dinheiro em dermocosméticos para combater a acne, mas sem um resultado efetivo. Isso ocorre porque o tratamento deve ser definido com base em uma série de exames, específicos para o paciente.
Para ter sucesso no tratamento você precisa ter paciência, se informar e contar com a ajuda de um dermatologista.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo! ?
O que causa as espinhas e os cravos
Como já falamos, a principal causa das espinhas e dos cravos é o entupimento dos poros e a proliferação de uma bactéria. Mas há outros fatores de risco que contribuem para o início das lesões:
- Puberdade
- Período menstrual
- Pele oleosa ou mista
- Síndrome dos ovários policísticos
- Estresse
- Distúrbios da tireoide
- Suor excessivo
- Uso de cosméticos faciais inadequados
- Exposição solar sem uso de um filtro
- Genética
- Certos tipos de medicamentos
- Alimentação
- Alterações hormonais
- Dormir de maquiagem
Esses fatores aumentam as chances de um poro se inflamar e acumular pus, o que forma a espinha. Também pode acontecer dele se abrir e escurecer, se transformando em um cravo ou comedão.
Para não agravar as lesões, nunca esprema ou coce. Além da produção de melanina, que causa as manchas (pigmentação pós-inflamatória), a sujeira acumulada nas mãos contribui para o entupimento dos poros.
Como evitar novas espinhas
O primeiro passo para evitar novas espinhas (e cravos) é manter a pele limpa e hidratada na medida certa: atentado-se na escolha dos produtos, na frequência de uso e na forma de aplicá-los.
Para facilitar o entendimento, separamos em quatro passos:
#01 Higienização
O ideal é lavar o rosto pela manhã e antes de dormir, usando um sabonete ou um gel facial adequado para peles oleosas. Também é recomendado usar a técnica double cleansing, que consiste na limpeza em duas etapas:
- Tirar o excesso de sujeira com um demaquilante em óleo;
- Lavar o rosto com água e sabão.
Mas atenção: somente duas vezes ao dia é o suficiente, mais que isso pode desencadear o efeito rebote, onde a produção de óleo aumenta para compensar o ressecamento gerado com o excesso de lavagem.
#02 Hidratação
Quando tratamos apenas a oleosidade, ocorre a mesma reação que falamos acima: a água da pele é retirada, ocasionando o ressecamento e aumento da produção sebácea. É aí que as espinhas aparecem com tudo.
É preciso hidratar para manter os níveis de água da pele equilibrados!
Mas se você não escolher um tipo de hidratante adequado para a pele oleosa, pode colocar tudo a perder. Nós já conversamos sobre isso no blog, heim!
Dá uma olhada em algumas dicas:
- Escolha texturas como séruns, géis, tônicos e mousses;
- Opte pelos hidratantes umectantes não-comedogênicos, que não obstruem os poros da pele;
- Escolha a cobertura oil free, efeito mate ou toque seco;
- Procure pelos antioxidantes ou com ativos da sílica, argila, zinco, alfa-hidroxiácidos, e ácido salicílico.
#03 Proteção
O pré-requisito para ficar livre de cravos e espinhas, inclusive das cicatrizes e das manchas, é usar o protetor solar diariamente. Busque pelas opções oil free e toque seco, com fator de proteção contra os raios UVA e UVB.
Em pequenas doses, os raios solares têm um efeito anti-bacteriano, mas é preciso verificar com o seu médico o melhor horário para tomar sol. Tenha cautela e só se exponha após a aplicação do filtro solar.
Além disso, associar os protetores solares com o BB Cream é uma boa opção. Por possuir coloração, atua na proteção da luz visível, emitida pelas telas e pelas lâmpadas.
#04 Alimentação
Também é necessário ficar de olho na alimentação e no consumo de água, afinal, o cuidado deve começar de dentro para fora.
- Opte por alimentos ricos em vitamina C e em vitamina E (poderosos antioxidantes);
- Evite comidas gordurosas ou ricas em farinha branca;
- Escolha as carnes brancas, como os peixes, ricos em minerais e promovem a ação anti-inflamatória;
- Beba bastante água para eliminar as toxinas que agravam os problemas de saúde;
- Consuma frutas e verduras amarelas, pois são ricas em betacarotenos, que também têm ação anti-inflamatória.
Outros cuidados importantes
Além dos cuidados básicos, há outras ações e dicas, muitas vezes desconhecidas, que têm um importante papel para a pele acneica.
Uma delas é a limpeza de pele caseira, procedimento essencial para a remoção das células mortas e para a desobstrução dos poros. O indicado é fazer uma esfoliação leve, uma vez na semana, usando produtos da despensa ou da geladeira: como a borra de café, a farinha de arroz ou de fubá, a argila, a bucha vegetal e o açúcar.
Também é indicado:
- Ficar de olho nos cosméticos usados nos cabelos;
- Trocar regularmente as fronhas e lençóis;
- Higienizar o celular;
Tratamento para espinhas
O tratamento das espinhas depende muito do grau que a pele se encontrar. Nos casos mais leves, apenas lavar o rosto duas vezes ao dia e aplicar dermocosméticos tópicos, com ação secativa e clareadora, já pode funcionar.
Para os medianos e mais graves, pode ser receitado medicamentos como espironolactona e isotretinoína.Os antibióticos e os anticoncepcionais, no caso das mulheres, também são bem recomendados.
Converse com o seu dermatologista para descobrir o melhor tratamento para seu caso, que pode incluir até sessões de peeling, microdermoabrasão e laser para reduzir as manchas e cicatrizes.
Ah, vale investir em produtinhos com os seguintes ativos:
- Ácido salicílico
- Ácido glicólico
- Niacinamida
- Retinol
Quer continuar explorando os cuidados com a pele oleosa e acneica? Dá uma olhada nos artigos que separamos:
Como escolher o melhor hidratante para a pele oleosa
Niacinamida: benefícios para a pele e para o organismo
Sérum: o que é e porque você deve usá-lo na rotina skincare